Tem algo mais chato do que calos? Além de ser um incômodo no quesito estético, eles são dolorosos. Se você não quer mais ter esse probleminha, siga essas dicas de como evitar calos nos pés.

Dicas de como evitar calos nos pés

O uso de sapatos inadequados e a repetição de atividades são os principais causadores do calo. Trata-se de um espessamento da camada mais externa da pele e tem o nome oficial de hiperceratose.

Normalmente, os calos podem aparecer duros ou moles (textura de borracha), e tendem a surgir na parte do calcanhar e entre os dedos.

Algumas pessoas que realizam exercícios físicos repetitivos podem ter calos nas mãos. Esse caso é menos comum, mas acontece.

Sapatos confortáveis

As vezes aquele sapato lindo não é nada confortável, mas você insiste em usar. Esse é um dos principais causadores dos calos.

Sempre que for comprar um sapato opte por opções confortáveis, evitando principalmente o bico fino e saltos muito altos. Também nunca compre o número menor do que você calça.

Unhas lixadas e cortadas

Como sempre falamos aqui sobre a importância de manter as unhas lixadas e cortadas, isso também vale para prevenir os calos. Acontece de a unha grande fazer com que o seu sapato fique apertado.

Fazer escalda-pés

A solução de água morna e sais amolece e hidrata o seu pé. Faça isso antes de lixar o pé. Inclusive, se você já está com o calo, o escalda-pés ajuda a diminuir o inchaço e aliviar a dor.

Usar creme hidratante

Creme hidratante é ótimo para a região dos pés. A região bem hidratada evita o ressecamento e o surgimento de calos. Você pode optar pelo tradicional ou algum creme específico para os pés.

Investir em palmilhas e almofadas para os pés

Em algum momento, você terá a necessidade de usar sapato de salto fino ou algo não tão confortável. Nessa situação, opte por palmilhas e almofadas para os pés, elas protegem e evita que você se machuque e crie bolhas e calos.

Meias adequadas

Nunca use sapatos fechado sem meia e evite as meias finas também, isso pode gerar um atrito entre a sua pele e o material. Fora isso, use meias que protejam bastante, como as de algodão.

O que fazer se eles surgirem?

Mesmo com esses cuidados, pode acontecer de surgir calos. Além de fazer o escalda-pés e continuar hidratando, procure um podólogo. Apesar de parecer ser algo inofensivo, os calos, quando não cuidados, podem causar infecções.

Em hipótese alguma, estoure ou corte os calos com a mão, isso pode piorar a situação e até causar sangramentos.